SoundJCaldas
2021

Murmúrios da Terra

Peça para gamba solo

…para a Carolina.

Carolina Schwäbl-Martins - Viola da Gamba e Vídeo

João Caldas - Composição

Florian Götz - Gravação de Som


Murmúrios da Terra foi criada com (e para) a Carolina Schwäbl-Martins, num ambiente semelhante ao de uma residência artística, criando directamente com o instrumento e o seu material sonoro, sem a necessidade de uma partitura enquanto intermediário de comunicação.

Esta peça tenta pôr em foco não só as características únicas do som da viola da gamba, mas também a voz e sensibilidade (também únicas) da Carolina.

O vídeo foi concebido por ambos mas filmado e concretizado pela Carolina. Tentou-se capturar em imagem uma dimensão abstracta da viola da gamba com vista a alcançar uma intimidade imanente ido próprio instrumento.


2021

Klangfluss 1

Inserindo-se no espírito da rádio-arte, Plunderphonics e Musique Concrète, Klangfluss 1 é uma compilação de ideias enquanto palavras, palavras enquanto sons e sons enquanto ideias. Acima de tudo, porém, esta peça convida ao acto de ouvir o som em si mesmo. John Cage é um elemento central formativo para esta peça.

A minha função nesta peça é relacionar, contrastar, intersectar diferentes elementos - agindo essencialmente como um curador - criando um contexto diferente do original para os sons recolhidos.


Segue-se a lista de sons utilizados:

Francisco Lópezuntitled#163 [for Pierre Schaeffer] (2004)
João Caldas — Gravação de sinos de igreja
João Caldas — Gravação de moinho de vento
João Caldas — Gravação de cafeteira a ferver
José Mário BrancoA Mãe - De maio (1978)
Pedro CostaOù gît votre sourire enfoui? (2001) - Jean Marie Straub und Danielle Huillet re-editam o seu filme Sicilia!
Morton FeldmanPiano and String Quartet (1985)
John Cage & Morton FeldmanRadio Happenings - Conversations: Recorded at WBAI New York City, July 1966 to January 1967
John Cage - Bird Cage (1972)
João Caldas — Gravação de piano com e-bows
Alvin LucierStill and Moving Lines of Silence In Families of Hyperbolas (Voice)
Charlie Chaplin und Leo Daniderff - Nonsense Song do filme Modern Times
Reinhard ElsnerMusik im technischen Zeitalter: John Cage (1965)
GAC Grupo de Acção CulturalPois Canté! - Cantiga sem Maneiras (1976)
Abbas KiarostamiDah (2002)
Ghédalia TazartèsRepas Froid (2009)
Karin Edvardsson Johansson und Elin Lisslass — Lockrop & Vallåtar - Ancient Swedish Pastoral Music (1995)
Inuit du Caribou, Netsilik et Igloolik Canada - Jeux Vocaux Des Inuit (1989)
José Mario BrancoA Mãe - Cantiga de alevantar (1978)
Ghédalia Tazartès Diasporas - Un amour si grand qu'il nie son objet (1977)

2020

Apneia

Peça para orquestra sinfónica

Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian

José Eduardo Gomes - Direcção

João Caldas - Composição

Peça vencedora do 1º prémio da 10ª Edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2.

Apneia foi escrita sobre a premissa de um discurso narrativo que colapsa, dando lugar a um terreno não narrativo e suspensivo. Este discurso consiste na justaposição de dois blocos/materiais (A e B) com qualidades opostas: A é cumulativo e expansivo, B é aberto e desinente; A cria tensão, B cria distensão; A é movimento, B é paisagem; A é inspiração, B é expiração.

Depois de um momento climáctico onde os dois materiais se sobrepõem, a música colapsa e entra num ambiente suspensivo, num limbo temporal não narrativo onde não existe tensão nem distensão — apneia.

2019

A Sombra de Pitágoras

Peça para 1 percussionista e percussão de metal

… para o Francisco.

Miguel Curado - Percussão

João Caldas - Composição

A Sombra de Pitágoras foi criada com (e para) o Francisco Cipriano, num ambiente semelhante ao de uma residência artística, criando directamente com o instrumento e o seu material sonoro, sem a necessidade de uma partitura enquanto intermediário de comunicação. Um registo gráfico desta peça foi escrito posteriormente (2021) à performance da peça, registo esse que não tem pretensão de ser partitura fixa, mas sim um esboço de trabalho para performances futuras. Foi o primeiro projecto pessoal inserido neste processo co-criativo sem intermediário de partitura.

Esta peça surge no seguimento de uma pesquisa prática por diferentes técnicas em arquear pratos, e de um fascínio pelo som, aparentemente indomável, destes instrumentos.

Pede-se, nesta obra, um dispositivo cénico em que o percussionista é tapado por um biombo, e a única fonte de luz usada ser um candeeiro colocado imediatamente atrás do biombo (infelizmente, perdeu-se o registo da performance com a concretização cénica). O resultado é um efeito acusmático (a fonte do som torna-se escondida), e um jogo de sombras abstracto. Deste dispositivo nasce o título da peça — uma referência a Pitágoras, figura proeminente no estudo dos aspectos físicos e místicos do som, e à lenda dos akusmatikoi: alunos de Pitágoras que ouviam o mestre atrás de um véu para melhor escutar as suas palavras.


2018

Gesto de um Eclipse

(for harp)



2017

Um Estudo da Elipse


2017

Como o Eco dum Grito


2016

A Pedra de Sísifo


2016

rumor quase branco